Translate

sexta-feira, 21 de março de 2008

Chalaça no Araújo Viana

Uma história cultural em decadência
O Auditório Araújo Viana situa-se em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, mais precisamente no bairro Bom Fim. Foi construído com o objetivo de possibilitar concertos e apresentações musicais, teatro entre outras atividades culturais. A capacidade inicial foi de aproximadamente 3500 pessoas.
A concepção arquitetônica inicial era um ambiente aberto, para ver-se a noite as estrelas, as nuvens e o luar enquanto ouvia-se uma boa música.O problema é que Porto Alegre tem um clima chuvoso e úmido na grande parte do ano e portanto os empreendedores da cultura ficavam apreensivos de realizar eventos sem saber com certeza se poderia efetivar-se o show.Por essa razão sempre especulou-se a possibilidade de cobrir o auditório Araújo Viana. Muitos anos de polêmicas até que a Prefeitura investiu uma considerável soma para sua recuperação, revitalização e cobertura com lona vinílica. Lembro-me que uma das primeiras apresentações foi de João Gilberto e naquele sábado choveu pra caramba e ficamos pensando que o cara não ia se apresentar pois o barulho da chuva era intenso na lona. Por sorte a chuva virou garoa e o show foi um sucesso.
Históricamente o Araújo Viana foi palco de manifestações políticas e culturais contestadoras, sendo incravado no parque da Redenção e de frente para o Bom Fim sempre enfrentou resistência dos conservadores do bairro. Todo local cultural acumula pessoas, referências e outras situações não muito agradáveis como o tráfico de drogas e o consumo das mesmas. Mas é inerente a cultura tais situações, mas sobretudo produz efeitos econômicos importantes. Então toda a vez que a direita toma o poder na Prefeitura de Porto Alegre o Araújo fica calado. Teve um show do Camisa de Vênus em 1986 que ocorreu uma briga e o Araújo foi depredado. Somente em 1990 foi reaberto para eventos. Agora desde que o "Chalaça"- (Fogaça) assumiu o "Vento Negro" assolou o Araújo novamente e hoje está em "FARRAPOS". Descute-se a sua privatização inclusive. O fato é que tem um palco silenciado pela incompetência e má fé deste prefeitinho de merda eleito por uma elitizinha retardada.
Assim Porto Alegre segue sua fase de obscuridade... até nova revolução cultural...
Tavinho Silva - saxofonista.

2 comentários:

Prof. Otávio disse...

Tá explicado por que Chalaça no Araújo, ainda mais depois dos acontecimentos recentes

Anônimo disse...

Além da cidade está super suja este cara ainda tem cara-de-pau de pedir meu voto...
ma eu me lembro dos shows do Araújo
Anderson