Translate

terça-feira, 15 de julho de 2008

GOLPE DA MARIORIDADE 23 de julho de 1840


Foi a forma como D. Pedro II chegou ao poder com apenas 14 anos e 7 meses de idade, 3 anos e 5 meses a menos que estipulava a constituição de 1824 para a investidura.

O decreto resultou de uma manobra política do Partido Liberal que depois da queda do regente Feijó em 1837, procuravam um meio de retornar ao poder, então nas mãos do conservador Pedro Araújo Lima, o Marquês de Olinda que foi o último regente no período também chamado de “regresso conservador”, marcado por debates em torno da Lei de Interpretação do Ato Adicional que procuravam limitar os avanços da descentralização do poder que teriam, na ótica dos conservadores, sido responsável pelas revoltas e rebeliões regenciais.

Partido Liberal x Partido Conservador

Em 1840 havia uma divisão intra-elite entre o Partido Liberal que aglutinava em torno da manutenção dos avanços do Ato Adicional de 1834, o Partido Conservador acabou vencendo os liberais em função do perigo de fragmentação do território brasileiro e da ascenção da economia cafeeira do Vale do Rio Paraíba do Sul , na Província do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: