Translate

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Islamismo1


INSTITUTO
ESTADUAL RIO BRANCO

HISTÓRIA I

ISLAMISMO

1 – A Arábia Pré-islâmica

A península Arábica está situada no Oriente Médio, limitada a oeste pelo Mar Vermelho, o oceano Índico ao Sul e o golfo Pérsico a leste, sendo ligado ao continente pelo deserto, que cobre maior parte do território. O clima é extremamente seco, apresentando oscilações térmicas na faixa litorânea de temperatura mais amena e de deserto no interior mais quente durante o dia e a noite mais fria. Ao centro e a oeste encontram-se numerosos oásis = que tem água que possibilita a prática da agricultura e da pecuária de subsistência.

A Arábia antes do islamismo era habitada por povos de origem semita e encontravam-se divididas em numerosas tribos ou grupos étnicos como os Banu-Kalb, os Banu-Ghassan, os Tanukh, os Tayyi, os Kinda, os Himyar, entre outros. Os árabes do deserto, conhecidos genericamente como beduínos eram nômades com características culturais bem diversas dos árabes do sul e do litoral. Atualmente se divide a península em sete países como a Arábia Saudita, Kuwait, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmem.

As dificuldades de sobrevivência nos oásis cercados por extensos desertos, apesar da agricultura e pecuária levaram-nos às atividades de comércio de longo curso com as caravanas deslocando-se por toda península e até fora dela comercializando com o Império Bizantino e Persa Sassânidas. Nas épocas de más colheitas ou pouca produção utilizavam-se das razzias, que eram lutas, guerras rápidas no deserto entre tribos vizinhas ou a pilhagem= ghazu com o objetivo de conquistar alimentos ou outros bens de tribos inimigas.

A costa do litoral a sudoeste, também chamada de Yemmen= arábia feliz, tinha as principais cidades como Meca e Yatreb onde existiam comércio forte e produção manufatureira. Apesar disso, nesta fase não existia um governo centralizado entre as tribos. Também do ponto de vista religioso, os árabes diziam-se ser descendentes de Abraão porém adoravam várias divindades e deuses inferiores chamados de djins, através de imagens, totens onde cada tribo possuía seus próprios ídolos.

O Santuário de Meca


Até o início do século VII, os árabes do sul adoravam deuses e deusas que personificavam os planetas. Para cada ente sagrado consagravam-se templos e santuários controlados por sacerdotes. Meca possuía o santuário da Caaba, local de peregrinação que abrigava a Pedra Negra que é um meteorito e mais de 300 divindades de toda a Arábia.

O Surgimento de Maomé

Meca não possuía organização ou um governo centralizado, a tribo da clã dos Quraish ou coraixitas controlava a cidade em especial o comércio. A família de Maomé pertencia ao ramo pobre da tribo dos coraixitas a dos haxemitas nascido em 29 de agosto de 570, Muhammad perdeu seu pai que morrera pouco antes de seu nascimento. Foi criado por seu avô e desde cedo integrava as caravanas que iam para Jerusalém, Damasco entre outras cidades, o que lhe colocou em contato com o judaísmo e cristianismo. Impressionada com a fama comercial de Maomé, que nesta época era chamado de al-Amim = “homem honesto”, Kadidja, com 40 anos propôs casamento a Muhammad, cerca de 15 anos mais novo. Juntos tiveram 7 filhos, mas só as meninas sobreviveram, entre elas Fátima futura esposa de Ali Ibn Abu Talib um dos primeiros califas.


A Grande Revelação

Muhammad tinha o hábito de fazer retiros espirituais ou khalwa nos arredores de Meca. Ele apreciava praticá-los em uma gruta chamada de Hira, situada em uma colina. Em 611, durante um desses retiros, o arcanjo Gabriel se revelou a ele. O arcanjo solicitou que Muhammad lesse os sinais árabes bordados em um longo pergaminho de seda. “Mas eu não sei ler”, respondeu, envergonhado. “Leia”, insistiu o arcanjo. “Mas não aprendi a ler”. Gabriel então pediu mais uma vez para Muhammad repitir: “Leia em nome do Teu Senhor” e assim começou as revelações da nova religião.

Nos primeiros três anos pregou a nova fé entre seus parentes e tribos vizinhas. Ao realizar discursos e pregações em frente a Caaba, pregando a destruição dos ídolos e afirmando a existência de um só deus, Alá ocasionou protestos e resistências. As mudanças religiosas propostas entram em choque com os líderes coraixitas que tentaram matá-lo. Maomé fugiu para de Meca para Yatrib, ficando conhecida este fato como Hégira= hijra ou exílio, fuga emigração em árabe, que marca o início do calendário muçulmano ou muslim=submisso a deus. Jihad X Guerra Santa: uma distorção histórica do sentido original
Apesar de não conter no seu núcleo semântico a noção de “guerra”, a palavra árabe jihad é quase sempre traduzida como “a guerra santa contra os infiéis não seguidores do islã”. Assim no período inicial e original do islamismo, a palavra jihad era empregada com a idéia de “esforço individual ou coletivo de conhecimento e aceitação do islã. Através da oração e culto a Allah, o converso ao islã deveria preparar seu corpo e mente para viver em harmonia com os valores muçulmanos da comunidade em que vivesse. Já o “jihad-esforço” coletivo de propagação do Islã e de realização social ocorreria de duas formas; o discurso e a ação social. Neste sentido, as populações não convertidas deveria-se fazer um esforço para convencê-las pela doutrinação,
pelos acordos diplomáticos e em último caso pela força das armas que teria sentido muito mais de defesa do que ataque. Porém, a partir do século XII, as Cruzadas, a Guerra Santa Católica dominariam o cenário histórico sangrento e o caráter da palavra jihad ganhou o sentido que
tem uso hoje pelos ocidentais.

A morte do Profeta

O profeta conseguiu vitória militares importantes contra os coraixitas que foram derrotados definitivamente em março de 627 na batalha de Khandaq. Segundo o cronista do século IX, Tabari que escreveu sobre as façanhas bélicas de Maomé, foram necessários 10 anos de
intensas batalhas para dominar toda a península Arábica. No oitavo ano da Hégira em 630, Maomé com o apoio de 10 mil soldados conseguiu tomar Meca. Em março de 632, com 63 anos, Maomé adoeceu e foi enterrado em Medina, antiga Yatreb, que recebeu o novo nome, cujo significado é a “cidade do profeta”. A crise de continuidade após sua morte, pois Maomé só tinha uma filha Fátima acabou assumindo o trono como o califa= ou sucessor Abu Bakr marcando o fim do Islã Profeta e o início do Islã Histórico com os 4 califas perfeitos.

Cronologia

632 – morte de Maomé

632 a 634 - Califa Abu Bakr – Conquista do Iraque, Síria e Egito

634 a 641 – Califado de Omar – Conquista de Jerusalém em 638.

641 a 656 – Omar é assassinado. Califado de Uthmar

656 a 661 – Uthmar é assassinado e Ali torna-se califa iniciando-se conflito entre sunitas
seguidores do Califado Omíada e xiitas seguidores de Ali.

711 – muçulmanos ocupam península Ibérica.

714 – ocupação de Lisboa até 1147.

732 – Batalha de Poitiers na França onde cristãos barram avanço muçulmano para o norte.

3º Avaliação dos 1ºos Anos/2008 - turmas 109, 110 e 111.

Após a leitura do texto responda as seguintes questões. Poderá ser utilizado nosso livro no capítulo 18

1 - As caravanas comerciais exerceram importante papel na formação da sociedade árabe. Em termos religiosos, que importância elas tiveram?

2 - Em que aspectos a religião criada por Maomé se diferenciava das antigas crenças dos árabes?

3 - Qual a importância da jihad no porcesso de ampliação e na expansão islâmica no mundo medieval?

4 - Explique a frase: "por meio da religião, Maomé criou um sentimento de identidade entre os árabes, fazendo surgir um Estado árabe-muçulmano"?

5 - Escreva um texto sobre o legado deixado pelos muçulmanos nas várias áreas do conhecimento humano.

13 comentários:

Anônimo disse...

O clima e extremamente seco,apresentando osilaçoes termicas na faixa litorenea de temperatura mais amena e de deserto no interior mais quente durante o dia e a noite mais fria.Barbara,turma:111

Anônimo disse...

A arabia pre-islamica,esta localizada no roiente mediolimitada ao oeste do mar vermelho Pérsico a leste, sendo ligado ao continente pelo deserto, que coA Arábia antes do islamismo era habitada por povos de origem semita e encontravam-se divididas em numerosas tribos ou grupos étnicos como os Banu-Kalb, os Banu-Ghassan, os Tanukh, os Tayyi, os Kinda, os Himyar, entre outros. Os árabes do deserto, conhecidos genericamente como beduínos eram nômades com características culturais bem diversas dos árabes do sul e do litoral. Atualmente se divide a península em sete países como a Arábia Saudita, Kuwait, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmem.

helio.o amorim t:111

Anônimo disse...

Respostas:

1) Foi criado por seu avô e desde cedo integrava as caravanas que iam para Jerusalém, Damasco entre outras cidades, o que lhe colocou em contato com o judaísmo e cristianismo.

2)Muhammad tinha o hábito de fazer retiros espirituais ou khalwa nos arredores de Meca. Ele apreciava praticá-los em uma gruta chamada de Hira, situada em uma colina.

3)Apesar de não conter no seu núcleo semântico a noção de “guerra”, a palavra árabe jihad é quase sempre traduzida como “a guerra santa contra os infiéis não seguidores do islã”.a palavra jihad era empregada com a idéia de “esforço" tanto individual quanto coletivo.Já o “jihad-esforço” coletivo de propagação do Islã e de realização social ocorreria de duas formas; o discurso e a ação social.

4)Que o converso ao islã,prepararia os corpos e as mentes para que vivecem em harmonia com os valores muçulmanos da sua comunidade.

nome:Ismael Paiva
turma:110
data:15/12/08

Anônimo disse...

1) Foi criado por seu avô e desde cedo integrava as caravanas que iam para Jerusalém, Damasco entre outras cidades, o que lhe colocou em contato com o judaísmo e cristianismo.

2)Muhammad tinha o hábito de fazer retiros espirituais ou khalwa nos arredores de Meca. Ele apreciava praticá-los em uma gruta chamada de Hira, situada em uma colina.

3}A palavra jihad era empregada com a idéia de “esforço" tanto individual quanto coletivo.Já o “jihad-esforço” coletivo de propagação do Islã e de realização social ocorreria de duas formas; o discurso e a ação social.

4)Maomé fugiu para de Meca para Yatrib, ficando conhecida este fato como Hégira= hijra ou exílio, fuga emigração em árabe, que marca o início do calendário muçulmano ou muslim=submisso a deus.

Anônimo disse...

1-A importancia foi que as caravanas foram para Jerusalém, Damasco entre outras cidades, o que lhe colocou em contato com o judaísmo e cristianismo.


2-Se diferenciava nos habitos e nos locais para praticar a religiao.

3-Jihad é quase sempre traduzida como “a guerra santa contra os infiéis não seguidores do islã”.a palavra jihad era empregada com a idéia de “esforço" tanto individual quanto coletivo.Já o “jihad-esforço” coletivo de propagação do Islã e de realização social ocorreria de duas formas; o discurso e a ação social.


4-Com o converso ao islã,prepararia os corpos e as mentes para que vivecem em harmonia com os valores muçulmanos da sua comunidade,fazendo que isso seja mais ligado a religiao.

5- Os Muçulmanos foram um dos que produziu uma das mais extraordinárias sínteses culturais da história, integrando em um corpo único toda a sabedoria do mundo antigo e acrescentando-lhe contribuições profundamente originais. O fervor suscitado pela mensagem muhammadiana submeteu ao Islã uma enorme extensão do planeta - da Espanha às fronteiras da China



NOME:JEDERSON TURMA:109

Anônimo disse...

1-As dificuldades de sobrevivencia nos oasis cercados por extensos desertos,apesar da agricultura e pecuaria levaram-nos as atividades do comercio de longo curso com as caravanas deslocando-se por toda a peninsula e ate fora dela comercializando com o Imperio Bizantino. 2-Foi criado por seu avo e desde cedo integrava as caravanas que iam para jerusalem,Damasco entre outras cidades,o que lhe colocou em contato com o judaismo e o cristianismo. 3-Apesar de nao conter no seu nucleo semantico a noçao de guerra ,a palavra arabe jihad e quase sempre traduzida com,a guerra santa contra fieis. 4-Gabriel entao pediu mais uma vez para Muhammad repitir:leia em nome do teu senhor e assim começou as revelaçoes da nova religiao. 5-Mulçumanos pessam diferentes de nos,religiao,tudo e diferente,matam com mais facilidade,e nos nao. turma:111,Barbara.

Anônimo disse...

1)tinham muitas dificuldades para sobreviver pois eram sercados por extensos desertos. Nas épocas de más colheitas ou pouca produção utilizavam-se das razzias que significavan lutas e guerras rapidas no deserto em tribos visinhas afim de conquistar alimentos ou outros bens na tribo inimiga.
2)A grande diferença é que maomé seguia a sua religião como MONOTEISTA.
3)A palavra jihad é traduzida como a guerra santa contra os infiéis não seguidores do Islã. Jihad também era empregada com a idéia de “esforço individual ou coletivo de conhecimento e aceitação do islã.
4)Deu liberdade para as pessoas se expressarem atravéz de suas religiões, fazendo assim que se senticem avontade para fazerem as suas escolhas.
5)A cultura e os entendimento dos povos muçulmanos são bastante diferentes da realidade pois acreditam em coisas que existem para eles e que por isso tentam fazer com que as pessoas os aceitem e convertam-se a sua religião.



Nome:Juliana Correa de Lima
Turma:111
Numero:22

Anônimo disse...

1-As caravanas iam para Jerusalém e outras cidades o que fez com que ele tivesse contato com o judaísmo e o cristianismo.

2-ele fazia retiros espirituais aos arredores de Meca.Ele apreciava pratica-las em uma gruta.

3-A palavra é quase sempre traduzida como"a guerra santa contra os infiéis não seguidores do Islã"

4-o converso do Islã prepararia os corpos e as mentes para que vivecem em armonia com os muçumanos.


nome:Gabrielle Ramos Sena

turma:111

Prof. Otávio disse...

a postagem das 15:06 corresponde ao aluno Cleber 111

Anônimo disse...

1) Tem cido criado por seu avô e desde cedo integrava as caravanas que iam para Jerusalém, Damasco entre outras cidades, o que lhe colocou em contato com o judaísmo e cristianismo.

2)Muhammad gostava de fazer retiros espirituais ou khalwa nos arredores de Meca. Ele apreciava praticá-los em uma gruta chamada de Hira, situada em uma colina.

3)Apesar de não conter no seu núcleo semântico a noção de “guerra”, a palavra árabe jihad é quase sempre traduzida como “a guerra santa contra os infiéis não seguidores do islã”.a palavra jihad era empregada com a idéia de “esforço" tanto individual quanto coletivo.Já o “jihad-esforço” coletivo de propagação do Islã e de realização social ocorreria de duas formas; o discurso e a ação social.

4)Que o converso ao islã,prepararia os corpos e as mentes para que vivecem em harmonia com os valores muçulmanos da sua comunidade.

nome: Marcelo manica turma:110
data:16/12/08

Prof. Otávio disse...

Tal comentário foi postado em outro link e portanto foi transferido para aqui literalmente.
Anônimo disse...

Questões do capitulo 18 do livro.

1. As caravanas comerciais exerceram importante papel na formação da sociedade árabe.Em termos religiosos, que importância elas tiveram?

v As caravanas difundiam idéia, notícias e formas de comportamento dos diversos lugares por onde passava.

2. Em que aspectos a religião criada por Maomé se diferenciava das antigas crenças dos árabes?

v Por estarem em contato constante com povos de diferentes crenças religiosas – judeus, zoroastrista, pagão e, mais tarde, cristãos -, os árabes desenvolveram um verdadeiro sincretismo religioso.

3. Qual a importância da jihad no processo de ampliação do Império Islâmico?

v Para justificar os ataques, afirmava que a luta contra os infiéis (pessoas que não seguiam o islã)era uma guerra santa – jihad. Aqueles que morressem em prol da fé muçulmana seriam considerados mártires e, como recompensa, conquistariam a salvação eterna no paraíso.

4. Explique a frase: “por meio da religião, Maomé criou um sentimento de identidade entre os árabes, fazendo surgir um Estado árabe-muçulmano”.

v Que ele criou um modo de identificação entres os árabes.

5. Escreva um texto sobre o legado deixando pelos muçulmanos na várias áreas do conhecimento humano.
v A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita

vanessa cristina oliveira de paula
110

16 de Dezembro de 2008 12:53

Anônimo disse...

eu queria saber, qual foi o legado deeixado por maome?
tem um trbalho de historia.e dureza

Prof. Otávio disse...

Respondendo ao leitor sobre o legado de Maomé.
Cara é ter criado a terceira grande religião monoteísta de importância mundial. Veja só que se não fosse a morte de Bin Laden estaríamos até agora ouvido a chatisse do casamento real inglês. Coitados dos noivos... deixaram de ser o centro da mídia.
O legado é a religião e o Império Islâmico é todo uma cultura islâmica e não necessariamente árabe para o mundo até os dias de hoje.
Se tiver alguma dúvida é só perguntar.
Falouuuuu?