Translate

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Trabalho Turma 109 - Ensino Religioso

Aqui estão os comentários do trabalho de pesquisa da turma 109 Ensino Religioso sobre o Tema Cristianismo na Idade Média com os seguintes temas

PATRÍSTICA
SANTO TOMAZ DE AQUINO
SANTO ABELARDO
SANTO AGOSTINHO
CELIBATO
GRANDE CISMA DE 1054
IGREJA ORTODOXA
ESCOSLÁTICA

11 comentários:

Anônimo disse...

o CELIBATO É O ESTADO CIVIL DE UMA PESSOA SOLTEIRA, E FEZ VOTO DE CASTIDADE. A IGREJA CATÓLICA JUSTICA COMO UM ATO DE FÉ.A IGREJA TAMBÉM EXIGE DE SEUS SACERDOTES O CELIBATO.MAS NÃO SÃO SO OS PADRES QUE POSSUEM, ALGUMAS PESSOAS TAMBEM POSSUI ESSE DOM, POR ISSO SÃO FELIZES SOZINHOS SEM EXPERIMENTAR A PRATICA SEXUAL.

DOUGLAS DA SILVA FARIAS
N:12

Anônimo disse...

CELIBATO: O celibato é o casamento são dons de deus. Diz a biblia: Uma boa razão para ficar solteiro é para poder ter tempo e liberdade para servir a Deus.
O CELIBATO É MUITO INTERESSANTE E VALE A PENA SABER MAIS!

Anônimo disse...

Santo Agostinho

Foi um bispo católico, teólogo e filósofo, considerado pelos católicos santo e Doutor da Igreja.Nasceu em Tagasta, cidade da Numídia, de uma família burguesa, a 13 de novembro do ano 354. Seu pai, Patrício, era pagão sua mãe, Mônica, pelo contrário, era uma cristã.
O Aurélio agostinho Era um padre destaque entreosescolásticos,se inspirava-se em neoplatonismo,tinha profundidade do seu sentir e pelo seu gênio compreensivo.
Agostinho morreu em 430, durante o cerco de Hipona pelos Vândalos. Diz-se que ele encorajou seus cidadãos a resistirem aos ataques, principalmente porque os Vândalos haviam aderido ao arianismo, que Agostinho considerava uma heresia.

Nome:Jederson Turma:109

Anônimo disse...

patistica nome dado a filosofiacristã do primeiro século,elaborado pelos pais da igreja e escritores escolatico,conste na na elaboraçao doutrinal da verdade e fé do cristianismo e defesa contra ataques e apagao e heresias , a creditavam na encarnaçao de deus mas nao havia contesida não havia o senhor.... (jessica t;109)

Anônimo disse...

aurélio santo agostinho
agostinho hipona, são agostinho ou santo agostinho, 13 de novembro de 354-hipona, 28 de agosto de 430 foi bispo católico, teólogo e filósofo considerado pelos católicos santo e Doutor da Igreja.
Agostinho Foi professor de retórica em Milão em 383.
pamela

Anônimo disse...

Juliana Correa de Lima
Turma:111


Ao centro e a oeste existem numerosos oásis que tem agua assim possibilitando assim apratica da agricultura e da pecuaria.

Anônimo disse...

SANTO TOMÁS DE AQUINO, foi o mais sábio dos santos, Nasceu em família nobre em março de 1225 no castelo de Roca-Seca, perto da cidade de Aquino, no reino de Nápoles, na Itália. Aos 19 anos fugiu de casa para, contra o desejo dos pais, se juntar aos dominicanos mendicantes, entrando na Ordem fundada por São Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, se dedicou ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris se tornou discípulo de Santo Alberto Magno que "descobriu" ele, Santo Alberto se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Por causa do apelido, disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido. Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de Luís IX da França morrendo, com 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.
Seu maior mérito, foi a sintese do cristianismo, introduziu o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na escolástica anterior. A partir dele, a igreja tem uma teologia e uma filosofia, que são denominadas fé e razão. Afirmou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que as duas não se opõem. Afirmou também que não pode ter contradição entre fé e razão. Além de sua teologia e filosofia, desenvolveu também uma Teoria do Conhecimento e uma Antropologia, deixou escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre. Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, para isto propôs as 5 vias de demonstração:
Primeira via: Primeiro motor imóvel, Segunda Via: Causa Primeira, Terceira Via: Ser Necessário, Quarta Via: Ser Perfeito,Quinta e última via: Inteligência Ordenadora.
Ana Paula Duarte da Silva
Turma: 109

Anônimo disse...

A Escolástica (ou Escolasticismo) é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé. Esta linha vai do começo do século IX até ao fim do século XVI, ou seja, até ao fim da Idade Média. Este pensamento cristão deve o seu nome às artes ensinadas na altura pelos escolásticos nas escolas medievais. Estas artes podiam ser divididas em trivio (gramática, retórica e dialéctica) ou quadrívio (aritmética, geometria, astronomia e música). A escolástica resulta essencialmente do aprofundar da dialéctica.

A Filosofia que até então possuía traços marcadamente clássicos e helenísticos sofreu influências da cultura judaica e cristã, a partir do século V, quando pensadores cristãos perceberam a necessidade de aprofundar uma fé que estava amadurecendo, em uma tentativa de harmonizá-la com as exigências do pensamento filosófico. Alguns temas que antes não faziam parte do universo do pensamento grego, tais como: Providência e Revelação Divina e Criação a partir do nada passaram a fazer parte de temáticas filosóficas. A Escolástica possui uma constante de natureza neoplatônica, que conciliava elementos da filosofia de Platão com valores de ordem espiritual, reinterpretadas pelo Ocidente cristão. E mesmo quando Tomás de Aquino introduz elementos da filosofia de Aristóteles no pensamento escolástico, esta constante neoplatônica ainda é presente.

Basicamente, a questão chave que vai atravessar todo o pensamento escolástico é a harmonização de duas esferas: a fé e a razão. O pensamento de Agostinho, mais conservador, defende uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta venha restaurar a condição decaída da razão humana. Enquanto que a linha de Tomás de Aquino defende uma certa autonomia da razão na obtenção de respostas, por força da inovação do aristotelismo, apesar de em nenhum momento negar tal subordinação da razão à fé.

Para a Escolástica, algumas fontes eram fundamentais no aprofundamento de sua reflexão, por exemplo os filósofos antigos, as Sagradas Escrituras e os Padres da Igreja, autores dos primeiros séculos cristãos que tinham sobre si a autoridade de fé e de santidade.

Os maiores representantes do pensamento escolástico são os dois pensadores citados acima, que estão separados pelo tempo e pelo espaço: Agostinho de Hipona, nascido no norte da África no fim do século IV e Tomás de Aquino, nascido na Itália do século XIII. Embora seja arriscado dizer que sejam as únicas referências relevantes do período medieval, ambos conseguiram sintetizar questões discutidas através de todo o período: Agostinho enquanto mestre de opinião relevante e autoridade moral e Tomás de Aquino, pelo uso de caminhos mais eficazes na obtenção de respostas até então em aberto.

Outros nomes da Escolástica são: Anselmo de Cantuária, Alberto Magno, Robert Grosseteste, Roger Bacon, Boaventura de Bagnoreggio, Pedro Abelardo, Bernardo de Claraval, João Escoto Erígena, João Duns Scot, Jean Buridan e Nicole Oresme.

Anônimo disse...

Aurélio santo Agostinho
Agostinho hipona, são agostinho ou Santo agostinho, 13 de novembro de 354-hipona, 28 de agosto de 430 foi bispo católico, teólogo e filósofo considerado pelos católicos santo e Doutor da Igreja.
Agostinho Foi professor de retórica em Milão em 383.
Afastou-se definitivamente do ensino em 386, aos trinta e dois anos, por razões de saúde e, mais ainda, por razões de ordem espiritual.

depois de maduro exame crítico - abandonara o maniqueísmo, abraçando a filosofia neoplatônica que lhe ensinou a espiritualidade de Deus e a negatividade do mal.
O Aurélio agostinho Era um padre destaque entreosescolásticos,se inspirava-se em neoplatonismo,tinha profundidade do seu sentir e pelo seu gênio compreensivo.
Agostinho morreu em 430, durante o cerco de Hipona pelos Vândalos. Diz-se que ele encorajou seus cidadãos a resistirem aos ataques, principalmente porque os Vândalos haviam aderido ao arianismo, que Agostinho considerava uma heresia.


PAMELA REGINA

Anônimo disse...

Tomás de Aquino, foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios. Nasceu em família nobre, em março de 1225 no castelo de Roca-Seca, perto da cidade de Aquino, no reino de Nápoles, na Itália. Aos 19 anos fugiu de casa para, contra o desejo dos pais, se juntar aos dominicanos mendicantes, entrando na Ordem fundada por São Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris se tornou discípulo de Santo Alberto Magno que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."
Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de Luís IX da França morrendo, com 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.
Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na escolástica anterior, A partir dele, a Igreja tem uma teologia e uma filosofia denominadas: fé e razão. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão. Além da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu também uma Teoria do Conhecimento e uma Antropologia, deixou também escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre, Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, para isto propõe as 5 vias de demonstração:
Primeira via: Primeiro Motor Imóvel, Causa Primeira, Ser Necessário, Ser Perfeito, Inteligência Ordenadora.

Ana Paula Duarte
Turma: 109

Anônimo disse...

aola