Translate

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Trabalho Turma 304 e 305 - Temas do Século XX

Aqui estão postados os comentários e os trabalhos da turma 305

29 comentários:

Anônimo disse...

Stalinismo ou Estalinismo é a designação coloquial do ramo da teoria política e do sistema político e económico socialista implementado na União Soviética por Josef Stalin e demais regimes semelhantes. Hannah Arendt descreveu o sistema como totalitário e esta descrição foi muito usada pelos críticos do estalinismo.

Críticos do Stalinismo afirmam que tal corrente é anti-Marxista: alguns afirmam que é totalitária e mesmo fascista. Entre os académicos marxistas, tal corrente (junto com outras) é chamada de marxismo vulgar, por ter incorporado à sua base ideológica pensamentos não originários de Karl Marx.

LORENÇO T:305

Anônimo disse...

macartismo

O Marcatismo é o nome pelo qual é conhecida a política surgida nos Estados Unidos nos anos 50, caracterizando-se pelo combate às "atividades antiamericanas" , surgidas da crescente disputa entre EUA e URSS. O nome origina-se de Joseph McCarthy, senador republicano cuja paranóia o levou a acusar milhares de americanos de serem militantes socialista.
Além disso,esse tipo de política representou uma repressão política aos supostos comunistas dos EUA. Joseph McCarthy (1908-1957), Senador republicano pelo estado de Michignan, se notabilizou politicamente.Suas perseguições se limitaram ao âmbito do Governo Federal, embora o termo seja amplamente usado em qualquer referência a perseguições comunistas, devido ao fato do Senador ter sido a expressão máxima deste clima de medo.



Willian S.Rondon_305.

Anônimo disse...

Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.

A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.

RODRIGO MARCON T:305

Anônimo disse...

A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião.
O significado da Alquimia pode assumir diversas conotações de acordo com o contexto em que é aplicada e da forma como é interpretada.
Pôr exemplo alquimia pode ser considerada uma modalidade de ciência, talvez a mais antiga da história da humanidade, que originou diversas outras, inclusive a química contemporânea.
Assim, podemos classifica-La genericamente como uma antiga tradição que combina química, física, arte e ocultismo; pôr esse motivo , a alquimia também é classificada como uma ciência ou arte hermética.nesse caso hermético vem de Hermes trismegistos e significa de difícil acesso a compreensão.
Uma das principais características dos alquimistas é a linguagem complexa e rabiscada na qual são redigidos . Durante a Idade Média, isto poderia ser um recurso usado pêlos alquimistas para que não fossem alvo da perseguição da Santa inquisição . Porem , também é possível que os tentassem ocultar as formulas , de modo que apenas outros alquimistas compreendessem. Santa Inquisição. Porém, também é possível que os autores tentassem ocultar as fórmulas, de modo que apenas outros alquimistas compreendessem.

janete turma305

Anônimo disse...

[b]opa Peter na área ..... Rááááááá!!!

Anônimo disse...

Clonagem é um processo artificial e natural onde são feitas copias de outros individuos ou seja formara um clone.Clone é decendente de um conjunto de células molecular ou organismos iguais.O termo clone foi criado em 1903 por um botânico,Hebert J.Hebert.
O processo natural ocorre em alguns seres, como bactérias e outro organismos unicelulares que realizam a bipartição com humanos. Os clones naturais sao gêmeos univitelinos(seres que compartilham o mesmo material genètico.
A primeira clonagem com animais foi com a ovelha Dolly em 1996 na Escócia.O Dr. Ian wilmut ( Embriologista) Foi o responsavel por esta experiência.
Embora as tecnicas de clonagem estarem avançadas, a clonagem com seres humanos estao bem longe de acotecer.As questões éticas e religiosas tem atrapalhado bastante estas pesquisas.
A religião cristã se coloca radicalmente contra qualquer experiência neste sentido,por outro lado governos de varios países proibem por considerar esta um desrrespeito a ética do ser humano.
A ovelha Dolly morreu alguns anos depois da experiência e apresentou caracteristicas de envelhecimento precosse.Hoje sao feitas pesquisas com células troncos pela Embriologia e Emgenharia genética,e na produçao de orgãos animais atravez de métodos parecidos com a clonagem.

Juliene Paz Turma:304

Anônimo disse...

O stalinismo apresenta característica em comum com relação ao modo de conduzir a construção do socialismo e a segurança do estado.
O stalinismo se concentra em interpretar e aplicar idéias e contruir um sistema político que adapta as idéias marxistas-lenistas as necessidades da sociedade.
Diversos governos socialistas implantado em outros países, no período de 1945 a 1991 foram diversas vezes classificados como stalinistas.

Anônimo disse...

Jaqueline Coinceição Turma: 304 Data : 10/12/2008


Muhammad Yunus


Yunus é um economista e banqueiro, de Blangladesh, nascido na India teve sua carreira dedicada a ajudar pessoas carentes incluindo elas no meio social , dando aos mais carentes credito.
Teve inicio na sua carreira quando lecionava sobre teoria economica, e como utilizar isso para mudar as vidas das pessoas ao seu redor. Apartir daí Yunus começou a emprestar seu proprio dinheiro com taxas normais como as do banco ,Tudo correu muito bem teve seu dinheiro de volta com pontualidade.
Yunus percebeu tambem pela procura muito grande de mulheres pelo emprestimo, Entretanto Yunus não viu outra saida a não ser expandir seu negocio , agora já com parceria.
Yunus em 2006 ganhou o Premio Nobel da Paz , conhecido como banqueiro dos pobres Yunus diz que é impossivel ter paz com pobreza.

Anônimo disse...

O Mercosul foi criado em 26/03/1991com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai.Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006.Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul,espera-se que o Mercosul supere suas dificuldades e comece a funcionar plenamente e possibilite a entrada de novos parceiros da América do Sul. Esta integração econômica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econômico nos países membros, além de facilitar as relações comerciais entre o Mercosul e outros blocos econômicos, como o NAFTA e a União Européia. Economistas renomados afirmam que, muito em breve, dentro desta economia globalizada as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Participar de um bloco econômico forte será de extrema importância para o Brasil.
Juliana T:305

Anônimo disse...

Euro - Unificação Européia

A união econômica européia é um acordo de nações européias que tem a mesma moeda, o euro.
A idéia de criar uma moeda única, começou em 1969 com o Relatório Barre, começou com apenas 6 membros. No mesmo ano alguns chefes de estado se reunirão para definir a criação da união econômica européia.
Esta união serviu para ligar as moedas e também para não haver grandes flutuações entre o seu valor. O valor das taxas de cambio foram fixadas por um acordo com todas as moedas participantes. Em 1980 o mercado de cada estado evoluiu e criou o que poderia ser chamado de Mercado único Europeu. A moeda só foi adotada realmente em 1 de janeiro de 2002.


Andressa Barcala T:304

Anônimo disse...

Movimento Punk.

Bom pelo que entendi do movimento Punk é que o visual deles
é bem diferente do normal para a sociedade, com roupas velhas e surradas, cabelos com cortes diferente e cores extravagantes, é a forma que eles tem para expressar toda a sua indignação perante a sociedade com o seu modismo atual. Alem de expressarem em si mesmos os Punks demonstram também em atos em publico como: boicote, panfletagem, greves, passeatas, demonstrando assim toda o seu repudia pelas injustiças do estado.
Os punks hoje em dia estão atuando com outros grupos, como os homossexuais, alguns grupos de negros e feministas e outros grupos de atividades alternativas, pois eles lutam pela liberdade e pelos direitos e pensamentos de cada um. Muitas pessoas atualmente repudiam os punks, muito mais pela sua forma de se vestir, da forma com que cuidam de sua aparência, com a música que eles gostam, mais infelizmente muito deles não se interessam nenhum pouco em saber qual é a realidade intelectual e o caráter de cada um deles.
Hoje em dia o Pré-conceito ainda reina num mundo moderno e desinteressado, isso é uma pena, pois se parássemos para entender os motivos de cada um dos punks (e não só deles, mais sim de diversos grupos que existem no mundo atualmente) veríamos que muitas das coisas que eles buscam coincide com o que queremos, mais eles, ao contrario de nós correm atrás e não ficam esperando as coisas acontecerem naturalmente ate porque, a descriminação, corrupção e outras serie de absurdos que existem pelo mundo a fora, são iniciados pelos nossos governantes e se não tomarmos as devidas providencias para que isso tenha um fim, existira sempre o desinteresse dos governantes perante a sociedade.




Nome: Deise Aparecida Cortes Moraes.
Turma: 304
Nª:11

Anônimo disse...

Os principais mercados de ações do planeta estão sofrendo os efeitos de um problema ocorrido no mercado imobiliário dos Estados Unidos. A descoberta de que alguns americanos não estão pagando as prestações dos financiamentos de suas casas espalhou pânico entre investidores em todo o mundo – muitos fundos de investimento possuem parte de seus papéis lastreados nestes financiamentos. Como um segmento da população não consegue pagar as suas parcelas, criou-se um temor de que os americanos possam também diminuir o seu ritmo de consumo. Este medo de retração da economia dos EUA, aliado à suspeita da existência de papéis “contaminados” nos fundos de investimentos, fez com que muitos investidores vendessem as ações que possuíam. Quando há muita gente querendo vender, o preço das ações cai. O conjunto do das ações em queda derrubou a cotação das bolsas de valores.

EVERTON T 305.

Anônimo disse...

Dadaísmo

Dadaísmo foi uma vanguarda moderna fundada em Zurique, em 1916 em plena
1º Guerra Mundial, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertoros do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzaro, Hugo Bal e Hans Arp.
A palavra DADA em françês significa cavalo de brinquedo, tem como utilização falta de sentido ou pode ter a linguagem(como na lingua de um bebe).
O nome foi escolhido aleatoriamente abrindo-se uma pagina do dicionário e inserindo um estilete sobre a mesma, isso aconteceu para simbolizar o carater antiracial do movimento.
E poucos anos depois o movimento alcançou, as cidades de Barcelona, Belin, Colônia, Hanover, Nova York e Pariz alem de Zurique.


Andressa Cardoso T:304

Anônimo disse...

CRISE IMOBILIÁRIA

A crise imobiliária é muito afetada pelo Estados Unidos, eles já assumiram a crise e criaram pacotes econômicos na tentativa de conter essa crise. Uma crise numa grande economia como a Americâna afeta a todos, para resolver essa questão é necessário criar um mecanismo que nos de uma estabilidade.
Esta crise é obrigatória nas notícias de econômia, assim sempre estamos por dentro do que acontece, para sabermos ao menos o que nos atingiu.
O objetivo disso é esclarecer algumas coisas que ajudarão a compreender esta crise...

ALINE GRACIOLLI
T:304

Anônimo disse...

A energia eólica é gerada pelas diferanças de temperatura e pelos deslocamentos das massas de ar.Pode ser convertida em energia mecânica e energia elétrica.É uma fonte de energia renovável,limpa e disponível em todos os lugares.
Já a energia solar é designada a qualquer tipo de energia luminosa(que provém do sol).Os métodos de captura de energia solar classificam-se em directos e indirectos.É um tipo de energia abundante e permanente,não polui e nem prejudica o ecossistema.

Tairine Gonzalez
T.305 n.31

Anônimo disse...

Muhammad Yunus
É um economista de Bangladesh que acredita que é impossivel que haja paz com a pobreza, por isso fundou um banco chamado Gramen Bank que oferece crédito à populações pobres, que não tem acesso a absolutamente nenhum outro tipo de crédito.
O banco Grameencredit empresta, sem garantias, nem papéis e promove o crédito como um dos direitos humanos.
Sua missão principal é gerar auto-empregos, fomentando atividades que criem rendas para os pobres.
A prioridade do banco é construir um capital social.
Yunus tem como principal objetivo acabar com a pobreza e com isso desenvolver a Paz.
Liana Wons Dias
n°20
Turma:305
Data: 15/12/2008

Anônimo disse...

Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan ; esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.
A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico ocidental começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas.
Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico.Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.

Carolina Maurmann Szlachman T:305

Anônimo disse...

A CRISE IMOBILIARIA
AS CRISES MUNDIAIS ASSUSTAM. POIS QUANDO ESTABELECE-SE UMA CRISE EM UM DETERMINADO PAÍS, ALASTRA-SE COMO UMA DOENÇA. ESTAMOS EM UMA FASE QUE DEVE-SE PRECAVER, NAO DEIXAR QUE SEJAMOS AFETADOS.TENDO EM VISTA QUE OS EUA ATUALMENTE DESENCADIOU APÓS UMA CRISE INTERNA UMA CRISE MUNDIAL.ISSO OCORRE PORQUE OS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO ESTABELECEM A ECONOMIA MUNDIAL E MUITO DEVE-SE SER FEITO PARA QUE ISSO NAO OCORRA NOVAMENTE DIRECIONADO VERBAS QUE ESTABELIZAM E REEQUILIBREM ESSA ECONOMIA.QUEM SOFRE SAO OS CIDADAOS, COM JUROS ABUSIVOS EM FINACIAMENTOS IMOBILIARIOS,COM QUEBRAS DOS BANCOS É A CAUSA DO AUMENTO E A DESVALORIZAÇAO DO DÓLAR.

RODRIGO ROHR RODRIGUES
T:305 N 28

Anônimo disse...

Movimento Feminista


Feminismo é um movimento sócio-político que luta pela igualdade das mulheres em relação aos homens. Já foi definido como uma ideologia que objectiva a igualdade - ou o que seria mais preciso - a igualdade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero. Outros estudiosos definem o feminismo como um conjunto de idéias políticas, filosóficas e sociais que procuram promover os direitos e interesses das mulheres na sociedade civil. No entanto, os feminismos, em suas múltiplas formas (como veremos a seguir), estão relacionados a desejos, políticas e interesses de outros grupos civis, não somente de mulheres.
As raízes do feminismo no Brasil se encontram no século XIX, estas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem conservadora que excluía a mulher do mundo público (do voto, do direito como cidadã) e também, propostas mais radicais que iam além da igualdade política, mas que abrangiam a emancipação feminina, pautando-se na relação de dominação masculina sobre a feminina em todos os aspectos da vida da mulher.
Alguns momentos históricos desta época foram importantes no avanço da luta das mulheres, entre outros, as greves de 1917, em 1922 o surgimento do Partido Comunista do Brasil e, nesta mesma data, a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Em 1922, aquela que é considerada a pioneira no feminismo brasileiro, Berta Lutz, fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que lutava pelo voto, pela escolha do domicílio e pelo trabalho de mulheres sem autorização do marido.
Em 1879,no Brasil,As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.
Atualmebte,temos o Dia Internacional da Mulher,que é celebrado no dia 8 de Março de todos os anos.É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. De entre outros eventos históricos relevantes, comemora-se o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida.

Aline Soares
Turma:305

Anônimo disse...

o festival de musica e de artes de woodstock foi o mais importante festival da época.o festivalfoi realizado em bethel,nova york durante os dias 15,16 e 17 de agosto de1969.
o festival foifeito para 50.00 mil pessoas.
participaram diversos estilos de músicashippie com seu pacifismo,o rock com sua contestação ao conservadorismo,o blues,com sua melancolia.e a presença marcante da influenciaoriental na contracultura entre outros.este eventoprovocou uma barburdia.
woodstock foi o movimento da contracultura aos anos 60,foio auge da era hippie,como oposição da cultura em massa.
ketlin silvana 305

Prof. Otávio disse...

Este comentário foi postado no blog em outro link que não neste referente aqui então transcrevi literalmente a seguir

Anônimo Anônimo disse...

Carliane motta de Fraga.Turma 305;
Na minha opinião o rap é uma mistura de músicas que falam sobre vários
assuntos da vida de hoje em dia e também de rimas, pelo o que eu lí agora o
rap é um discurso ritmico com rimas, se originou da jamaica, para mim hoje em
dia o rap não está tão bom como era antes por que agora se vai ver uma letra
de música de um rapper internacional não tem nada a ver a letra com o clipe
que se está vendo,mas para mim isso não faz diferença por que eu amo hip hop.

15 de Dezembro de 2008 15:53

Prof. Otávio disse...

Este comentário foi postado em local errado e foi transcrito aqui literalmente

Anônimo disse...

GUERRA CIVIL ESPANHORA
A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado (Tem este nome de golpe porque se caracteriza por uma ruptura institucional violenta, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado)de um setor do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola(foi proclamada a 14 de Abril de 1931 na sequência da vitória republicana nas eleições municipais, tendo como primeiro presidente). A guerra civil teve início em 17 de julho de 1936 e terminou em 1° de abril de 1939, com a vitória dos rebeldes e a instauração de um regime ditatorial (O franquismo é um regime político aplicado na Espanha entre 1939 e 1976, durante a ditadura do general Francisco Franco -que morreu em 1975-)de caráter fascista(Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam), liderado pelo general Francisco Franco(Francisco Franco era o mais famoso escultor da década de 1920. Em 1928 atingiu o apogeu com a construção do monumento a João Gonçalves Zarco inaugurado no Funchal em 1930. Graças a esta obra escultórica conseguiu a carreira de escultor. Foi ele quem projectou a estátua do Cristo Rei em Almada. Também na ilha da Madeira tem uma escola secúndaria com o seu nome, a antiga escola industrial agora chamada escola secúndaria de Francisco Franco onde inicialmente se estudava artes, hoje ainda conhecida por escola de artes mas agora tem todos os cursos de secúndario e alguns cursos tecnologicos).
NOME:MAGALY DA SILVA MACHADO
TURMA:305
DATA:15/12/2008
PROFESSOR:OTÁVIO

15 de Dezembro de 2008 15:57

Prof. Otávio disse...

Este comentário originalmente foi postado em outro link do blog e não este aqui que é o correto. Está então literalmente copiado e aplicado aqui.

Anônimo disse...

movimento marcado por rebeliões populares de todo os continentes. a igualdade perante a lei para todas as camadas da população independente de cor raça ou religião.
tendo em seguida os movimentos marcantes,como o Black POWER e os PANTERAS NEGRAS,meados anos 60.negra ROSA PARKS(mãe dos direitos civis)foi de grande importância seu ato servindo de alavanca em seguida a um boicote ao tranporte urbano. porem foi julgada e condenada .
paulo henrique daniel santana
8 de Dezembro de 2008 16:25
Anônimo disse...

acredito que em que diz respeito a direito civis nos EUA, se consolidou depois de muita luta da sociedade, pois os americanos estão demonstrando. o que a muito tempo se era visto que estão dispostos a inovar suas políticas internas para prosperar uma luta de sec. inspirada provavelmente nos panteras negras ou até mesmo no próprio Martin Luther king
Ass: Paulo Henrique D.Santana
8 de Dezembro de 2008 16:37

Anônimo disse...

A crise dos mísseis Cubanos


A crise dos mísseis cubanos ocorrem em outubro de 1960, num dos piores momentos da Guerra Fria (conflito estratégico e indireto entre os Estados Unidos e a União Soviética), os soviéticos em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia e a invasão de cuba, instalou mísseis nucleares em cuba, isso causou um temor mundial,pois pelo que parecia a guerra nuclear estava pro ser certa, o presidente dos EUA na época, Kennedy, recebeu isso como um ato de guerra contra o seu pais.
Os Soviéticos, em resposta, explicou que a instalação de tais mísseis eram apenas defensivos, e que eles tinham sido instalados para que não houvesse uma nova invasão na ilha, indignando ainda mais os americanos.
O presidente Kennedy alertou a URSS de que eles não hesitariam em usar suas armar nucleares contra a iniciativa russa, ou eles desinstalavam suas armas nucleares ou a guerra estaria por ser inevitável.
Foram 13 dias de terror mundial devido ao medo de uma possível guerra nuclear, ate que no final de outubro do mesmo ano o presidente Kruschev, após conseguir a retirada dos mísseis da Turquia, concordou em retirar os mísseis de Cuba.
Interessante que seja lembrado que em 1960 após esse episodio, foi assinados em acordo entre os Estados Unidos, Grã-Betanha e a União Soviética, em que proibia testes nucleares, no ano seguinte os três paises assinaram o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Apesar disto à China em 1964 realizou os seus primeiro testes nucleares.







Nome: Luciana Chaves da Costa.
Nª: 24.
Turma: 304.

Anônimo disse...

Sistemas e modelos na produção automobilística
A Organização como Máquina

A mecanização do trabalho trouxe uma grande transformação aos métodos de produção, não só em termos quantitativos e qualitativos, mas também uma mudança estrutural, que consistiu na superação do conceito de organização como associações humanas objetivando a realização predeterminada de algo, para que estas se transformassem em fins em si mesmas. Por exemplo: o objetivo da Empresa X, montadora de automóveis, deixa de ser montar automóveis, para ser a busca do lucro máximo que essa atividade pode lhe trazer.
O homem passa então a ser usado como acessório da máquina, devendo assim, obedecer o ritmo daquela, com horários rígidos, mecanização da atividade e controle rígido.
Esse processo trouxe sérias conseqüências não só à produtividade, que aumentou enormemente, mas à toda sociedade em si.
Mesmo dentro das empresas ela não restringiu-se à linha de produção, chegando também à administração, em forma de burocratização: divisão rígida de tarefas, supervisão hierárquica e regras e regulamentos detalhados.

A Teoria Clássica
Os preceitos gerais da Teoria Clássica (também chamada Administração Científica) são:
- Trabalhadores são motivados pela recompensa monetária
- Divisão de trabalho detalhada
- Hierarquia de autoridade, com definição clara de responsabilidade
Dentro dela, o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu uma série de princípios, objetivando separar o trabalho mental do trabalho físico, que foram reunidos numa “Teoria da Motivação”. Com ela, procurava-se explorar ao máximo o trabalho humano, buscando o limite da fadiga.
Características Gerais do Fordismo

Ford conseguiu reduzir drasticamente os custos e melhorar radicalmente a qualidade, numa época em que o volume de produção era baixo e aumentos quantitativos não reduziam esses custos.
O conceito chave da produção em massa era na verdade, a intercambiabilidade de partes, que reduziu o ciclo de tarefas radicalmente, sendo melhorado pela linha contínua. Reduziu-se o esforço humano e facilitou-se a operação e manutenção dos carros.
O trabalhador na linha de montagem tinha apenas uma tarefa, o que tendia a uma desabilitação total do mesmo. As decisões era centralizadas e seu sistema completamente inflexível. Outras conseqüências negativas eram : imobilidade e lentidão para associar mudanças sócio-culturais e econômicas, que têm ocorrido cada vez mais rápido; alienação o trabalhador que resulta numa falta geral de autocontrole; não-interação com o meio-ambiente, limitação da capacidade humana, individualidade combinada à competitividade, que podem trazer conseqüências negativas à produtividade.
Organizações como organismos
A evolução da produção trouxe a percepção de que era preciso enfocar o lado humano da produção. Teorias como a dos Sistemas, a da Contingência e a Estruturalista tratam de novas idéias, que acabaram por priorizar diferentes dimensões dentro da produção, como a compreensão das relações organização-meio, sobrevivência como objetivo central, importância da inovação e acima de tudo, busca de harmonia entre estratégia, estrutura, tecnologia e dimensões humanas. Surgem ainda as idéias de Recursos Humanos e a Teoria das Relações Sociais, que davam um novo enfoque ao trabalhador em si e seu papel na produção enquanto ser humano, não máquina.
Coloca-se em análise a dicotomia competição - colaboração. A primeira, focalizando a sobrevivência do mais apto, na verdade significa uma “ameaça à gerenciabilidade do mundo social” , enquanto a segunda proporciona uma cooperação em busca de resultados melhores, uma associação de esforços e interesses que traz melhores resultados à todos.
O Toyotismo
Sua principal característica é a flexibilização. Ao analisar o sistema fordista e criar seu próprio, os japoneses tiveram de superar vários obstáculos para poderem competir em larga escala, como por exemplo: seu mercado doméstico, sua mão de obra que não se adaptaria ao esquema taylorista, a busca por tecnologia e a dificuldade de exportar.
Eles desenvolveram assim uma série de inovações técnicas, que acabaram por facilitar a modificação de características de seus produtos e conseqüentemente, facilitavam o reparo de defeitos.
Em conseqüência de uma demissão me massa após a Segunda Guerra, desenvolveu-se em suas fábricas uma particularidade também na relação capital – trabalho, acabando por tornar-se característica do sistema japonês: emprego vitalício, promoções por critérios de antigüidade e participação nos lucros. A partir desta mão-de-obra diferenciada foram realizadas diversas tarefas.
A primeira foi reunir vários trabalhadores em torno de um só líder, dando-lhes responsabilidades sobre diversas tarefas; então passam a ser mercados diversos encontros para discussão de melhorias no processo de produção.
Os operários são habilitados para agir em caso de detecção de problemas na linha de montagem, fazendo com que a quantidade de defeitos caísse bastante. O sistema Just-in-Time reduz os estoques, obrigando cada membro a antecipar os problemas e evitar que eles ocorram.
O sistema tem por pontos fortes captar as necessidades do mercado consumidor e adaptar-se às mudanças tecnológicas. O sistema de vendas cria com os fornecedores uma relação de longo termo, numa cadeia produtiva, funcional e ágil.
Porém os mesmos problemas que atacaram o sistema fordista-taylorista está atacando o sistema toyotista. Mas é difícil prever suas conseqüências, pois o sistema é bastante particular do meio em que foi implantado; é difícil separá-las do “quadro mais amplo que as gerou e as sustenta”.
O modo de produção é então compararado com o feudalismo, em que a base da pirâmide, constituída por milhares de pequenas empresas e empregando a maior parte da mão-de-obra existente, faz o papel do servo, continuamente submetido a pressões para redução de custos, trabalhando com margens de lucro insuficientes e praticamente impedido de abandonar seu clã.
E graves problemas têm surgido, sendo o mais estrutural queda relativa do padrão de devoção dos empregados às empresas, conseqüência talvez de mudanças culturais e comportamentais, surgindo uma nova atitude e expectativa em relação à vida e ao trabalho.
O Volvismo
Em linhas gerais, a indústria sueca é caracterizada endogenamente altíssimo grau de informatização e automação e exogenamente pela forte presença dos sindicatos trabalhistas e mão-de-obra altamente qualificada. No caso das fábricas da Volvo, é ainda marcada por um alto grau de experimentalismo, sem o qual talvez não fosse possível ter introduzido tantas mudanças.
O Volvismo surgiu como resultado de várias inovações conjuntamente postas em prática, com a particularidade da participação constante dos trabalhadores. A exigências do mercado competitivo forjaram melhorias, mas o que fez a diferença no caso da Volvo foi claramente características particulares da sociedade sueca. Além dos sindicatos fortes, o alto grau de automação das fábricas no país faz com que desde há tempos os jovens rejeitem serem vistos como “acessórios das máquinas”, como no taylorismo o seriam.
Isso gerou mudanças estruturais: nessa linha, o operário tem um papel completamente diferente daquele que tem no fordismo, e ainda mais importante que no toyotismo: aqui é ele quem dita o ritmo das máquinas, conhece todas as etapas da produção, é constantemente reciclado e participa, através do sindicatos, de decisões no processo de montagem da planta da fábrica ( o que o compromete ainda mais com o sucesso de novos projetos).
Conclusão
As tendências apontadas para o sistemas do futuro são: estruturas mais simples, menos níveis hierárquicos e alta flexibilização . Mais do que melhorias na produtividade e melhor gerenciamento, essa nova visão gera novas estruturas do trabalho, com conseqüências já citadas, como: maior inserção do trabalhador na totalidade do processo, caracterização da vida social do operário não mais num meio excessivamente competitivo, e sim de cooperação, entre outras.
Desde séculos atrás as sociedades são caracterizadas pelos seus modos de produção, e estudamos o intercâmbio entre as particularidades de cada civilização, as nuances sociais e ecológicas, étnicas etc., que faziam com que elas plantassem de uma forma ou de outra, numa época do ano determinada, e assim os modos de produção evoluíam e se modificavam ao longo do tempo.
O conjunto dessas mudanças, quando generalizado e aperfeiçoado se refletem em mudanças na sociedade, que são, ao mesmo tempo, resultado e condição da renovação dos sistemas de produção. Ou seja, uma nova forma de se encarar o trabalhador é uma nova forma de se encarar o homem como elemento social e vice versa, restando- nos refletir o quão profundas e definitivas são essas inovações.

Nome: thiago cardoso turma :305
n°:34

Prof. Otávio disse...

O processo de segregação racial na África do Sul teve início ainda no século XVII,foi realizado pelos europeus e pelos pioneiros que colonizaram o continete africano.
Os europeus tinham a concepção de que poderiam criar uma sociedade perfeita e fizeram a divisão entre negros e brancos,o apartheidse tornnou oficialem 48.
Diante dessa lei essa segregação fazia muitas restrições aos negros e favorecia a minoria branca.
Entre essas restrições os negros não teriam direito ao voto.
Na década de 50 Nelson Mandela foi o o líder contra o mais puro racismo.No ano de 1960 ocorreu a primeira manifestação pacífica contra o apartheid,nesse dia 60 negros foram mortospor exercerem seu direito de ir contra a segregação,esse fato repercutiu e dessa forma conseguiram o apoio da opinião pública mundial.
Em 73 a ONU condenou os atos praticados pelos simpatizantas do apartheid.
Em 1986 opresidente Frederik de klerk reformulou algumas leis do apartheid que restringia os negros mas só findoua segregação em 1994 quando Nelson Mandela assumiu a presidência.
*curiosidades:apartheid significa "vida separada",é uma palavra de origem africana,O primeiro registro do uso desta palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro-ministro da África do Sul em 1919. Tornou-se de uso quase comum em muitas outras línguas. As traduções mais adequadas para português são segregação racial ou política de segregação racial.

Emanuelly R. Ferreira.
T:305, n°11.

Prof. Otávio disse...

Este comentário foi postado em outro link por isso foi transferido para cá literalmente.

Anônimo disse...

Instituto Estadual Rio Branco

Roberta Silva Pereira


Nanotecnologia


Está associada a medicina eletrônica ,ciência da computação ,fìsica, química e engenharia dos materiais.
È a capacidade de criar objetos de qualidade superior a os existentes hoje apartir da organização dos átomos da forma desejada. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de materiais apartir de átomos.
O objetivo final é chegar a um controle preciso e individual dos átomos.
Resumindo a nanotecnologia serve para inovar a tecnologia do mundo com mais precisão e agilidade.

17 de Dezembro de 2008 12:49

Prof. Otávio disse...

Tal comentário abaixo foi entregue por email
Luiz Henrique 304

MOVIMENTO FEMINISTA



O feminismo é um movimento que luta pela igualdade das mulheres em relação aos homens.

Esse movimento começou em 1922 por aquela que é considerada a pioneira no feminismo brasileiro, BERTA LUTZ, que fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que lutava pelo voto e pelo trabalho de mulheres sem autorização do marido.

Com esse movimento as mulheres tiveram direito ao voto, mais oportunidade de trabalho, direito ao divórcio e até mesmo controle sobre o próprio corpo ao que se refere a saúde, inclusive o uso de preservativo e ao aborto.

É difícil de acreditar que em pleno o século XXI ainda exista esse tipo de preconceito. Pois apesar de ter aumentado as oportunidades de trabalho as mulheres em média ganham uma remuneração 30% menos do que os homens, quando tem o mesmo emprego.

Existe ainda o preconceito de que o trabalho doméstico e o papel de cuidar dos filhos é somente da mulher e ainda a muita dificuldade de se estabelecer uma relação de igualdade no que diz respeito a divisão de tarefas domésticas.

Apesar dos avanços feitos pelas mulheres em relação a igualdade a um longo caminho a percorrer e o se espera do século XXI é que as pessoas se conscientizem e percebam que somos todos iguais e temos os mesmos direitos.

Anônimo disse...

Lei Seca
A lei Seca Foi sancionada em 1930 nos EUA como um golpe de marketing da máfia italiana.
Como o sabiam que o pvo não iria aceitar essa lei compravam clandestinamente as bebidas alcolicas.
Como era uma grande demanda, as autoridades não conseguiam dar contar conta de tanto contrabando até porque grandes subornos, aparecenso assim novas rotas clandestinas para o contrabando principalmente do Canadá.
Essa foi uma época conhecida como a era do ouro nos EUA.
Quando a lei seca foi revogada, os criminosos mais inteligentes legalizaram suas fábricas clandestinas, continuando num neggócio muito lucrativo até hoje que é a bebida.

Jeferson num.16
305