Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vestígios Líticos no Litoral Catarinense

Uma viagem pode ser mais que uma simples ida a algum lugar belo e diferente mas pode ser também uma aula sobre nossa identidade. Recomendo que se forem a Florianópolis, antiga Nossa Senhora do Desterro, não deixem de visitar, na Barra da Lagoa da Conceição o Parque Arqueastronômico da Fortaleza da Barra da Lagoa e o Ponta do Gravatá no lado direito da Praia Mole. Lá encontrarão o prof. Adnir que tem muitas histórias para contar, uma viagem muito louca ao passado , aos elementais da natureza e ao misticismo lítico da Ilha.
Acesse o link
http://imma.cjb.net/

Os pré-históricos já sabiam que adoraríamos ir a praia...





Algumas pessoas equivocam-se achando que estes abaloamentos das pedras serveriam para alimentação como se fossem pratos, na verdade eram locais para afiar-se os raspadores que eram de rochas diferentes e transportados pelos pescadores históricos, por essa razão não vemos estes objetos, mas há alguns em museus arqueológicos.





Aqui vemos dois tipos de brunidores o primeiro era utilizado para afiar raspadores tipo de faca utilizado para partir e cortar peixes em especial aqueles de médio porte.



Aqui abaixo vemos um dos diversos tipos de brunidores que eram usados para afiar as pontas dos arpões e lanças utilizados para pescaria de peixes de médio e grande porte.



Nestas imagens abaixo vemos hoje um pier para facilitar a visita aos vestígios líticos que datam de mais de 3 mil anos antes do presente (AP.)




Esta é uma visão panorâmica da Praia dos Ingleses ponta direita. Podemos perceber que nossos índios tinham bom gosto mas não só por isso escolheram este lugar...

4 comentários:

Rosi disse...

Está sendo delicioso visitar esse blog, com essas lindas paisagens de nosso país e tantas informações acerca de nossa história!

Anônimo disse...

Meu nome eh Paulo,sou aqui de sampa.
Gostei das fotos prof.,eu vivia por ai andando pelas pedras visitando as oficinas e as gravuras.
O colegio catarinense tinha uma coleçao excepcional de arqueologia,espero que ainda esteja la.
O museu de antropologia da federal tambem possue uma coleçao muito boa,vc deve conhecer.Parabens,poste mais fotos,abrç.

Anônimo disse...

Oi Otavio meu nome eh Paulo,vai la no colegio catarinense que tem uma coleçao muito legal.

Anônimo disse...

olá professor, sou o everton seu ex-aluno do Rio Branco,T 305 do ano passado, lembra? São estes tipos de informações que a maior parte do nosso povo desconhece. Isto faz que tenhamos maior conhecimento, que é a chave de tudo. Parabéns pelo ótimo trabalho!