Translate

domingo, 6 de junho de 2010

Um blog interessante de história...

Olá pessoal apresento aqui um link para um blog de história que é bem legal. Espero que gostem ok.

http://ateliedehistoria.blogspot.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

1 - como se deu a passagem dos primeiros hominídeos para o homo sapiens? A vida arborícola de alguns primatas parentes do Homo sapiens foi responsável pela maior utilização das mãos, atribuindo-se a isso, a possibilidade de pegar, examinar tridimensionalmente um objeto e atribuir-lhe um significado próprio. Dessa forma, os humanos romperam suas limitações biológicas de serem animais frágeis, de insignificante força física, tornando-se dominadores de toda a natureza. “Sem asas, dominaram os ares, sem guelrras conquistaram os mares”(1). Tudo isso ocorreu porque os humanos diferem dos animais por serem os únicos a desenvolverem-se culturalmente. Assim, a capacidade de comunicação oral (a fala) e a capacidade de fabricação de instrumentos de trabalho tornaram mais eficiente a frágil estrutura física-biológica humana. Outro fator importante foi a vida em sociedade que assim permitiu a transmissão cultural e a sobrevivência
2 - como ocorreu a ocupação do continente americano? A época da entrada do Homo sapiens na América causa polêmica entre pelos menos duas correntes teóricas dos cientistas, os defensores da nova Teoria de São Raimundo Nonato no Piauí e os adeptos da teoria da Barreira de Clóvis do Novo México nos Estados Unidos.

nome:douglas correia de paula
turma:109

Anônimo disse...

Nome:Gabriel Freitas da S.
Turma:109
Data:14/06/10

Respostas das questoes passadas na saula de aula.

1)Fixando-se em regiões climáticas diversas, o processo de seleção natural foi acentuando características e aspectos físicos mais usados e exigidos no meio ambiente onde os seres humanos viviam. Assim, a pouca luz solar das regiões nórdicas favoreceu aí a sobrevivência dos que tinha pele clara, a qual facilita a síntese da vitamina D por estimulação da pouca luz solar. Nas regiões dos trópicos e equatorial, o excesso de luz solar fez com que os indivíduos mais adaptados, apresentassem maior teor de melanina na pele e consequentemente, ficaram mais protegidos dos efeitos do sol. O mesmo ocorre em relação a presença de pelos em maior quantidade nas pequenas cavidades nasais dos habitantes do norte e sul glaciais. Já nos trópicos e equatorial as cavidades nasais são maiores com menor número de pelos para facilitar a ventilação.Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens sapiens é a mais recente espécie evoluída da Terra. Os primeiros ancestrais diretos surgiram há mais de 500 mil anos atrás, quando o planeta já existia há mais de 5 bilhões de anos e o Universo a mais de 10 bilhões de anos aproximadamente. È preciso compreendermos que as transformações na natureza levam muito tempo para desenvolveram conseqüências mais visíveis.Assim, ao passar milhares de anos, foram surgindo novos e novas formas de vida animal e vegetal. Dos micro-animais e plantas, as transformações desenvolveram-se até o surgimento de espécies mais complexas.

2)A época da entrada do Homo sapiens na América causa polêmica entre pelos menos duas correntes teóricas dos cientistas, os defensores da nova Teoria de São Raimundo Nonato no Piauí e os adeptos da teoria da Barreira de Clóvis do Novo México nos Estados Unidos.
a)TEORIA DE SÃO RAIMUNDO NONATO
- Fortes indícios da presença humana há pelo menos 48 mil anos antes do presente no interior do Piauí, sugerem que a teoria tradicional estaria defasada. As pesquisas estão ainda em curso com a coordenação da Arqueóloga Niede Guidon;

- Vêm-se avolumando, recentemente, sítios arqueológicos americanos mais antigos que o da Barreira de Clóvis, todos na faixa de 22 mil a 40 mil anos antes do presente(A . P.)

b)TEORIA DA BARREIRA DE CLÓVIS

- os humanos teriam chegado ao continente há 12 mil anos AP., pelo estreito de Bering, pela ponte de gelo e terra entre a Sibéria e o Alasca criada na última glaciação de WRUM.

- um dos dogmas de Clóvis, o sítio no Novo México, é que culturas produtoras de flechas e cerâmica teriam surgido primeiramente na região que corresponde hoje aos EUA;

Anônimo disse...

Obrigado pela divulgação do blog.
Um grande abraço.
Alexandre.

Anônimo disse...

muito interessante!