
Um dos aspectos mais visíveis do positivismo no Rio Grande do Sul é a sua influência na arquitetura
aqui vemos um das colunas da fachada do Instituto de Educação Gal. Flores da Cunha


Auguste Comte (1798 a 1857)
Foi um filósofo francês que fundou uma importante corrente de pensamento que é o positivismo. Também é considerado um dos criadores da sociologia científica.
Uma de suas principais idéias é a que o espírito humano evolui, passando por 3 estágios
1 - TEOLÓGICO
2 - METAFÍSICO
3 - POSITIVO
Neste último, o ser humano atingiria o ponto mais alto de desenvolvimento, passando a formular as leis dos fenômenos, sem qualquer referência a causas sobrenaturais ou formas metafísicas. No fim de sua vida, Comte criou a Religião da Humanidade, ou Religião Positivista, que acreditava ser a coroação do positivismo.
A corrente filosófica desenvolveu-se no final do século XIX, caracterizando-se por considerar como único conhecimento legítimo o que se encontra nas ciências naturais, baseando-se na observação experimentação e matematização. Os positivistas criticam como falso e enganoso o pensamento religioso e metafísico, admitindo-os apenas como etapas do desenvolvimento humano daí a idéia de "progresso". O conhecimento para os positivistas é baseado em 3 pontos
1 - Todo conhecimento do mundo moderno decorre dos dados positivos e da experiência e é somente a eles que o investigador, o cientista, deve-se ater.
2 - Existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as idéias, que é o da lógica pura da matemática.
3 - Todo conhecimento dito "transcendente" - metafísica, teologia e especulações científicas que se situam além de qualquer possibilidade de verificação matemática deve ser descartado.
Em breve novos exemplos como o Templo Positivista, a Prefeitura Velha etc.
3 comentários:
Legais as fotos. E que bom que, em brevbe, haverá fotos do Templo Positivista.
Quem quiser, pode visitar o Templo! É um maravilhoso passeio além de se aprender muito sobre a história do positivismo no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul.
Apesar de sumário está muito bom. A Capela Positivista de POA é obra do Eng CARLOS TORRES GONÇALVES, membro da IGREJA POSITIVISTA DO BRASIL.O POSITIVISMO é muito atual. È a visão científica do mundo. Alguem dúvida disto/ A ciência é que tem feito o mundo avançar em CONHECIMENTOS e não em
CRENÇAS imaginárias. Visite o TEMPO DA HUMANIDADE do RIO DE JANEIRO, proprietário da CAPELA POSITIVISTA DE POA. Saúde e Fraternidade.
www.igrejapositivistabrasil.org.br
Postar um comentário